top of page
  • Foto do escritorTatiane Silva

Como implementar OKRs na cultura da sua empresa


O que são OKRs?


OKR é a sigla para Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados-chave, em português). É uma metodologia que ajuda as empresas a definir e alcançar seus objetivos de forma mais clara e eficiente. Na prática, a empresa define objetivos de curto, médio e longo prazo, e em seguida, define os resultados-chave que precisam ser alcançados para que esses objetivos sejam alcançados.


Passo a passo para implementação de OKRs na cultura da empresa:


1. Definir objetivos estratégicos

O primeiro passo para implementar os OKRs é definir os objetivos estratégicos da empresa. Esses objetivos devem estar alinhados com a missão e visão da empresa e devem ser claros, específicos, mensuráveis, atingíveis, relevantes e ter um prazo definido. É importante envolver todos os níveis da organização na definição dos objetivos, desde a liderança até a base da empresa.


2. Definir os resultados-chave

Após definir os objetivos estratégicos, é necessário identificar os resultados-chave que serão utilizados para medir o progresso na direção desses objetivos. Os resultados-chave devem ser quantificáveis, específicos, acionáveis e relevantes. Eles ajudam a empresa a entender se está no caminho certo para alcançar seus objetivos e permitem ajustar as estratégias conforme necessário.


3. Comunicar os objetivos e resultados-chave

A comunicação é fundamental para o sucesso da implementação de OKRs. A empresa deve comunicar claramente os objetivos e resultados-chave para todos os membros da equipe, de forma que todos entendam qual é o seu papel no processo e como podem contribuir para alcançar os objetivos.


4. Definir como metas individuais

Cada funcionário deve ter metas individuais definidas com os objetivos e resultados-chave da empresa. Essas metas devem ser desafiadoras, mas atingíveis, e devem estar definidas com as competências e responsabilidades de cada colaborador.


5. Definir rituais para acompanhamento e execução

É importante definir rituais para acompanhar o progresso e executar as ações necessárias para alcançar os objetivos e resultados-chave. Alguns exemplos de rituais são:


- Reuniões de OKRs: reuniões semanais ou quinzenais para revisar o progresso em relação aos resultados-chave e ajustar as estratégias, se necessário.

- Reuniões individuais de OKRs: reuniões entre os gerentes e seus subordinados diretos para revisar o progresso em relação às metas individuais e fornecer feedback.

- OKR board: um quadro físico ou digital onde os objetivos e resultados-chave são exibidos, permitindo que toda a equipe visualize o progresso em relação aos objetivos da empresa.


6. Compare o progresso e faça ajustes

Acompanhar o progresso é uma etapa crítica na implementação de OKRs. A empresa deve realizar os rituais definidos para monitorar o progresso em relação aos resultados-chave e fazer ajustes conforme necessário. É importante envolver todos os membros da equipe nestas reuniões e incentivar a troca de ideias e sugestões.


7. Celebrar como conquistas

Por fim, é importante celebrar as conquistas alcançadas. Reconhecer o trabalho árduo e o esforço dos membros da equipe é fundamental para manter a motivação e o engajamento ao longo do processo. A empresa pode realizar reuniões específicas para comemorar as conquistas e agradecer a contribuição de cada membro da equipe.


20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page