1. Envolva seu time
Não importa o tamanho do seu negócio, envolva as pessoas no planejamento, afinal:
- Elas vão executar com você ou para você;
- Eles sabem como a operação e o que é possível realizar ou como trazer o restante da equipe para ação;
- Por último, e mais importante, quem participa se sente parte e se compromete.
2. Foco no cliente
Tradicionalmente esquecido nos planejamentos, este item deve ser seu foco durante a construção do seu PE.
Ter clareza dos problemas/necessidades que você resolve do seu público até a experiência do cliente com sua marca é o que sustenta seu negócio em todos os sentidos.
Não deixe de contemplar as soluções aguardadas/desejadas pelos seus clientes, porque cedo ou tarde a conta virá, ou ele te cobrará soluções ou a concorrência fará!
3. Planejamento Orçamentário
É bom demais tratar inovações , processos internos e foco no cliente no planejamento estratégico. Mas, não esqueça do orçamento, ou seja, das finanças. Preferencialmente, ele deve estar pronto antes ou ser feito paralelo.
Você precisa saber se o que você quer/precisa cabe no orçamento. Se não couber: inclua no planejamento estratégico ações estratégicas realistas que possibilitem aumentar o orçamento.
O cliente sustenta o negócio e o orçamento também.
4. Análise do cenário
Eu sei que micro e pequenas empresas (também empreendedores), e até as médias também, esquecem desse fator no momento de elaboração da estratégia.
Todos os negócios, da barraca de cachorro-quente até as grandes indústrias, são afetadas pelo cenário vigente ou previsto.
Analisar vai te ensinar a ter um plano B e mais que isso, ele te orienta para construir o plano A. Considere sempre os seguintes cenários na análise: político nacional e mundial, econômico, legais, sociais, ambientais e tecnológicos.
5. Inovação
Você não precisa reinventar a roda para inovar. Para inovar você tem que voltar seu foco para o cliente, pensar sua estratégia de inovação da seguinte forma:
Quais são as necessidades, problemas e desejos do seu mercado que os concorrentes não estão atendendo ainda?
Existe alguma demanda que meu cliente nem saiba que tenha e eu posso gerar uma nova necessidade?
Inovação tecnológica: só implemente se fizer sentido para atender alguma demanda do mercado ou dos seus processos internos. Não faça por ego.
6. Tenha clareza e Priorize!
Tenha clareza do que você quer e do que é necessário fazer! Relacione tudo que você precisa para otimizar e fazer crescer o seu negócio, independente do tamanho.
Estabeleça prioridades que vão impulsionar o crescimento do seu negócio. Aplique técnicas de priorização e aprenda a dizer não para o seu ego, analise se é importante para o negócio, para o cliente e para o resultado. Não esqueça:
Vendas (crescimento) é sempre prioridade.
Seu negócio existe por 3 motivos: para atender uma demanda do mercado, dar lucro e gerar impacto.
7. Monitore e Acompanhe
Analisou, priorizou e planejou, agora chegou a vez de monitorar e acompanhar:
Crie indicadores de performance que demonstrem a assertividade e eficiência do PE, não precisam ser muitos: Volume de Vendas, Lucratividade, Satisfação do cliente (NPS), Geração de leads, Conversão de leads etc.
Crie um RITUAL de acompanhamento dos indicadores e das ações vencidas e cumpra sistematicamente. Oriente sua equipe a acompanhar durante o mês.
O planejamento estratégico não se realiza ao fazer (sei que é obvio), ele se dá na execução e no acompanhamento.
Não importa! Planeje!
• Seu negócio tem uma equipe muito enxuta, está tudo desorganizado: PLANEJE!
• Já tentou fazer outros planejamentos, inclusive com consultoria e "não deu certo": PLANEJE!
• Sempre deu certo assim: PLANEJE!
• Sou uma EUQUIPE, neste caso, PLANEJE mais do que qualquer outro negócio! Tudo depende de você, ter um planejamento, uma estratégia vai te ajudar a crescer sua estrutura!
• Não esqueçam: os RITUAIS! Eles fazem cobram você e aos outros a mostrar resultados.
Por Tatiane Silva
Comments