top of page
  • Foto do escritorTatiane Silva

Como aplicar OKR no seu Planejamento Estratégico


OKR (Objectives and Key Results ou em bom português: Objetivos e Resultados-chave) criada para ser uma métrica, é uma metodologia simples para criar engajamento e alinhamento em torno de metas mensuráveis e dinâmicas.


Atualmente, também tem ganhado força como uma metodologia ágil de projetos. Dentro dessa lógica, tem se tornado cada vez mais usual e eficiente aplicar OKRs para desenhar planejamentos estratégicos em diversos tamanhos de negócios.


O motivo principal de utilizar OKRs no PE é a temporalidade em que uma OKR se inicia e se encerra, especialmente as KRs - 3 meses. Um objetivo (O) pode ter um prazo maior mas, uma KR não.


Isso possibilita que empresas, empreendedores e líderes errem e corrijam rápido. E, obviamente, acertem também! O mais importante é que possibilita revisar a estratégia dentro do ambiente de mudanças rápidas em que vivemos.


Para aplicar no PE:

- Continue definindo os objetivos estratégicos baseados na sua visão e/ou diretrizes (modelo BSC). Esse é o primeiro passo.

- Você pode definir OKRs a partir de um modelo BSC ou a partir dos objetivos estratégicos diretamente. Importante: definir OKRs para atender cada um dos objetivos, pode ser por área, se você for direto. Atrele, no máximo, 5 OKRs por área, não ultrapasse isso, eles só terão 3 meses para cumprir. Aconselho que não ultrapasse 3!

- Não tem como fugir, a KR é como vc vai chegar ao objetivo e quanto vc precisa para isso! Isso significa que KRs demandam: Planos de Ação (pode usar o modelo 5W2H).

- A próprias KRs são mensuráveis, por natureza, mas, estabelecer KPIs (não para medir OKRs) para medir se tudo que você está fazendo está te aproximando dos objetivos estratégicos continua sendo essencial.

- O que não pode faltar: estabeleça rotina/rituais de acompanhamento, oriente aos líderes que façam isso semanalmente, e que a diretoria acompanhe com os líderes mensalmente. Caso contrário, ao final dos 3 meses não terão chegado aos objetivos, a cultura (a rotina, apagar incêndios etc.) terá engolido a estratégia, aí não tem metodologia ágil ou tradicional que te ajude!


Por Tatiane Silva

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page